A Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pelaFédération Internationale de l'Automobile (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um (Campeonato Mundial de Fórmula Um), com o númeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I.
História
O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prémios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regularidade anual.
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes, entre outras, principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.
GPs e respectivos autódromos
Na temporada de 2011 serão disputados 20 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Não haverá nenhum grande prêmio no continente africano . Os grandes prêmios serão disputados em diversos países da Ásia, Europa, Oriente Médio, Oceania,América e também no Brasil. A grande novidade para esta temporada é o GP da Índia: a primeira prova no país será realizada no circuito de Jaypee.Bandeiras
Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidasbandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.
As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista. As bandeiras usadas até 2010 são:
Bandeira | Descrição |
---|---|
Bandeira amarela Perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade. | |
Bandeira azul Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações (geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou parada de 10 segundos). | |
Bandeira verde Pista livre após incidente. | |
Bandeira vermelha Corrida paralisada devido a acidente nas duas primeiras voltas, ou devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves[2] | |
Bandeira listrada em amarelo e vermelho Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia. | |
Bandeira branca Carro lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista. | |
Bandeira xadrez (ou quadriculada) Fim da prova. | |
Bandeira metade preta, metade branca na diagonal Vem acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação. | |
Bandeira preta Desclassificação do piloto ao qual foi indicada. | |
Bandeira preta com um círculo laranja Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico. O piloto deverá voltar aos boxes. |
0 comentários:
Postar um comentário